sexta-feira, 23 de novembro de 2012

GESTALT


 


     O conceito de Gestalt foi primeiro introduzido na filosofia e psicologia contemporânea por Christian von Ehrenfels, mas o verdadeiro pai da Gestalt foi Max Wertheimer, cujo trabalho surgiu como resposta ao estruturalismo de Wilhelm Wundt. A Psicologia da gestalt diz que as partes nunca podem proporcionar uma real compreensão do todo, por que o todo é diferente da soma das partes, mas a psicologia acadêmica da gestalt ocupou-se predominantemente com as forças externas.
     De acordo com a gestalt, a arte se funda no princípio da pregnância da forma. O importante é perceber a forma por ela mesma; vê-la como "todos" estruturados, resultados de relações.
A gestalt após sistemáticas pesquisas, apresenta uma teoria nova sobre o fenômeno da Percepção. Segundo esta teoria o que acontece no cérebro não é idêntico ao que acontece na retina. A exitação cerebral não se dá por pontos isolados, mas por extensão. A primeira sensação já é de forma, já é global e unificada.

Conceitos Básicos 

- Boa Forma - É a gestalt que tem margem pequena de interpretação.(Baixa amplitude de interpretação).
- Má Forma - É a gestalt que tem amplitude grande de interpretação. (Alto grau de interpretação). Ex.: Música, poesia, relaizações artísticas.


Figura e Fundo 


 Figura - É o que proimeiro aparece, que está no foco de quem percebe.



 Fundo - Todo o contexto que está no fundo e que permite vê a figura como foco central.(Também pode ser estabelecida no contexto do comportamento do agente).  
 

 

Leis da Gestalt

O comportamento espontâneo do cérebro durante o processo de percepção, chegou-se à elaboração de leis que regem esta faculdade de conhecer os objetos. Estas normas podem ser resumidas como:

 
- Semelhança: Objetos semelhantes tendem a permanecer juntos, seja nas cores, nas texturas ou nas impressões de massa destes elementos. Esta característica pode ser usada como fator de harmonia ou de desarmonia visual.




 
- Proximidade: Partes mais próximas umas das outras,em um certo local, inclinam-se a ser vistas como um grupo.







- Continuidade: Alinhamento harmônico das formas.


- Pregnância da forma : Este é o postulado da simplicidade natural da percepção, para melhor assimilação da imagem. É praticamente a lei mais importante.
 


- Unidade: A boa forma encerra-se sobre si mesma, compondo uma figura que tem limites bem marcados.


 
- Fechamento: E se conhecermos anteriormente determinada forma, com certeza a compreenderemos melhor, por meio de associações do aqui e agora com uma vivência anterior.


- Segregação: Capacidade perceptiva de separar, identificar ou destacar unidades formais ou em partes de um todo. Pode segregar uma ou mais unidades, dependendo dos estímulos produzidos pelo campo visual.                                 












 INSIGHT
   É definido como uma ideia ]que vem do nada e chega ao campo do pensamento, sendo uma "eureca" dos gregos. Esse processo não utiliza nenhum dos lados do cerébro, sendo de responsabilidade do lobúlo frontal.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

1.  http://www.igestalt.psc.br/psicogest.htm
2.  http://www.infoescola.com/psicologia/gestalt/
3.  BOCK, Ana Maria B. Psicologias: uma introdução ao estudo
de Psicologia. São Paulo: Editora Saraiva, 1991. 4ª ed.
4. http://gestaltiando.blogspot.com.br/2010/09/as-leis-da-gestalt-e-o-design.html
5. http://www.marcosjolbert.com/leis-da-gestalt-e-a-marca-cancao-nova/




Nenhum comentário:

Postar um comentário